Legenda: FOTO- REPRODUÇÃO
Médicos que estão atuando na linha de frente contra a covid-19 estão enfrentando desgastes de perder muitos pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Há relatos de profissionais que perderam de 3 a 4 pacientes em um só plantão, o que tem gerado desgaste emocional muito grande, segundo o médico psiquiatra e deputado federal Dr. Leonardo (Solidariedade).
“Isso traz um desgaste maior do que atender 100 pessoas. É melhor anteder mil pessoas do que perder 3 pacientes em um plantão na UTI. O desgaste psicológico é muito forte e ruim”, disse o médico ao portal.
Sobre os desgastes dos profissionais, a presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM), Hildenete Monteiro Fortes, várias unidades de saúde estão com falta de médicos. Ela cita que o recomendado é ter um médico para cada 10 leitos de UTIs, entretanto, alguns profissionais chegam a atender mais de 15 leitos.
“Às vezes, a pessoa está no plantão 24 horas seguidas vendo as pessoas morrerem, do jeito que a gente tem visto uma incidência de óbitos tão alta. Isso é extremamente desgastante. Esses profissionais deveriam ter a disposição deles uma equipe de psicólogos e psiquiatras que pudessem estar ouvindo eles para ver se alivia essa tensão”, sugeriu a médica Hildenete.
NÚMEROS DA COVID
Mato Grosso vem registrando números assustadores de mortes provocadas pela covid. Na última segunda-feira (22), foi registrado o maior número de mortes desde o início da pandemia: 125 óbitos. Mato Grosso já ultrapassou os 300 mil casos da covid e o Sistema Único de Saúde (SUS) está próximo ao colapso, com quase 100% de ocupação de UTIs.
Fonte: REPORTER MT