Uma jovem gestante contaminada com Covid-19, identificada por Micaele, segue internada em estado grave na unidade de Pronto Atendimento de Sinop, aguardando transferência para UTI, tendo inclusive decisão judicial favorável já expedida. A vítima está grávida de 8 meses e foi encaminhada há quatro dias para a UPA com bastante falta de ar.
“Na terça-feira dessa semana ela passou mal aí nós levamos ela para a UPA e eles disseram que ela ia precisar de uma UTI. Estou postando nas redes sociais, estou pedindo ajuda para todo mundo. Não sabemos o que fazer mais (…). Ontem teve uma parada cardíaca nas duas, eles tentaram reanimar elas, estão fazendo o possível, mas são duas vidas correndo risco. Ela não está reagindo aos medicamentos”, declara Caroline, irmã da gestante.
A família espera encaminhar Micaele até o Hospital Regional, onde terá mais assistência devido ao estado de saúde, já que o caso é de alta complexidade.
“Já tem uma liminar, falta somente a liberação da UPA e do Hospital Regional para encaminharmos ela”, conclui Caroline.
A família aguarda aflita em frente à unidade de saúde. “O Secretário de Saúde disse que só faltava atualizarem a regulação dela para encaminhar para o Santo Antônio para fazer a Cesária, para depois ser encaminhada para o Regional, para a UTI. Mas os médicos estão fazendo de tudo para ajudar. Minha advogada já entrou com duas preliminares estadual e nacional, e até agora nada (…). Não está fácil”, expõe o esposo da gestante.
Nossa equipe de reportagem tentou falar com o Secretário de Saúde, porém, até o fechamento dessa matéria não foi possível obter contato.