Search
Close this search box.

SAÚDE

CAUSA DA MORTE É APURADA: Morador de Sorriso, que sofreu complicações da Covid-19, é encontrado morto dentro de barco

Publicado em

José Carlos Lino, de 49 anos, que residia em Sorriso, foi encontrado morto às margens do rio Inhandu, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, na zona rural de Novo Mundo. O homem foi localizado com parte do corpo dentro de um barco e a outra dentro d´água.

 

 

                                                           

 

 

Segundo informações da reportagem do Guarantã News, o cunhado de José chegou em seu sítio por volta das 7h, do último sábado, e notou que ele não estava na casa. Ao procurá-lo às margens do rio, que fica aproximadamente 70 metros da residência, localizou José Lino.

 

 

O corpo não apresentava sinais de violência. A família informou que José residia em Sorriso e há dois meses foi transferido para o Hospital Regional de Sinop, onde ficou internado 18 dias na UTI após ter complicações decorrentes do novo coronavírus.

Anúncio

 

Leia Também:  TRAGÉDIA Sorriso: mulher tem morte cerebral após grave acidente na BR-163

 

Salvo pela equipe da secretaria de saúde em junho

 

 

Antes de ser transferido, conforme o Portal Sorriso noticiou, José foi salvo pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde após passar mal no mês de junho deste ano.

 

 

Os profissionais da linha de frente de comabte ao coronavírus receberam um chamado para irem à casa de José, mas como ele estava sem condições de abrir a porta, a equipe não conseguiu acesso à residência.

 

Anúncio

 

Mas, posteriormente, os enfermeiros retornaram ao local com o apoio da polícia. Para a surpresa de todos, a equipe encontrou o paciente de Covid-19 deitado na cama quase em parada cardiorrespiratória, com saturação de 40% do pulmão. Ele recebeu os devidos atendimentos e foi levado às pressas para a unidade médica.

 

 

Porém, após receber alta do Hospital Regional de Sinop, para onde foi transferido, José foi para o sítio da família para ser recuperar, mas foi encontrado morto no último sábado (19). As causas da morte estão sendo apuradas.

Leia Também:  Enxaguante bucal pode aumentar pressão arterial

 

 

O corpo foi sepultado no cemitério municipal de Guarantã do Norte na manhã de domingo.

Fonte: Portal Sorriso

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

SAÚDE

Saiba como funcionam os polos para pacientes com dengue no Rio

Publicados

sobre

Até o fim desta semana, a cidade do Rio de Janeiro terá dez polos de saúde específicos para atender a pacientes com suspeita de dengue. O primeiro deles, em Curicica, na zona oeste da cidade, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (5). A capital entrou hoje em situação de emergência devido à doença.

Haverá polos também em Campo Grande, Santa Cruz e Bangu (na zona oeste), Complexo do Alemão, Madureira, Del Castilho e Tijuca (na zona norte), Gávea (na zona sul) e Centro.

A abertura dos polos é uma das ações do plano de contingência de enfrentamento à dengue, criado pela prefeitura do Rio, uma vez que a cidade já registrou, este ano, 11 mil casos da doença, com 360 deles necessitando de internação.

Os polos vão funcionar nas dependências de unidades básicas de saúde. No caso de Curicica, por exemplo, está localizado dentro do Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza.

Atendimento

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, orienta as pessoas a procurarem atendimento nos polos ou em redes de atenção básica se começarem a sentir sintomas da dengue, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos.

Leia Também:  SITUAÇÃO DA PANDEMIA: MT registra mais 8 mortes por covid e 584 novos casos em 24h

Assim que chegam ao polo, os pacientes têm uma amostra do sangue recolhida para a confirmação do diagnóstico, que é dado cerca de uma hora depois da coleta. No local, também há cadeiras e macas para hidratação venosa e oral.

A equipe de saúde, formada por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, fará também a classificação da gravidade do quadro. Os quadros mais graves serão encaminhados para internação como “vaga zero” (emergência), através da Central Municipal de Regulação.

O plano de contingência também prevê a destinação de leitos exclusivos para a internação desses pacientes. No Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, por exemplo, que funciona como uma unidade de referência inicial, foram separados 20 leitos.

No próprio Centro Municipal de Saúde Raphael de Paula Souza, também haverá um setor destinado à internação de pacientes com dengue e outras arboviroses (doenças transmitidas por artrópodes, como mosquitos e carrapatos).

“Esse nosso primeiro polo consegue fazer todo o tratamento. O paciente chega, colhe sangue, consegue fazer hemograma, consegue colher sorologia. Se precisar de hidratação, faz hidratação venosa e oral aqui mesmo. E, se precisar de internação, também tem leitos dedicados aqui para arbovirose e infectologia. O objetivo é que a gente consiga reduzir o número de casos graves e reduzir o número de óbitos por dengue. Esse tratamento precoce faz toda a diferença”, afirmou Soranz.

Anúncio

Caso haja necessidade, mais centros de atendimento poderão ser abertos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Além dos polos, os 150 centros de hidratação montados no final do ano passado nas unidades de saúde para o atendimento de devido aos efeitos do calor também serão usados na assistência às pessoas com dengue.

Leia Também:  Em audiência na Câmara, políticos aprovam uso medicinal da maconha

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA