Receita típica Mato-grossense: Chefe de cozinha Jonas Prado, ensina a fazer um belo e tradicional Cozidão Cuiabano

BANNER – BINOTTI
PAX

O Cozidão Cuiabano é um prato típico do estado de Mato Grosso, que reúne uma variedade de ingredientes que harmonizam em uma deliciosa receita, responsável por agradar os mais diversos gostos, sobretudo de quem aprecia uma boa comida, seja em cada canto de todo o estado.

Fazendo juz às terras Mato-grossenses, a comida cuiabana é rica e repleta de influências, sendo entre as mais perceptíveis, a indígena, portuguesa e africana. E para falar sobre isso, ninguém melhor do que quem tem propriedade no assunto!

Jonas Prado

Chef de cozinha de um renomado restaurante da Capital Cuiabana, falou com exclusividade com nossa equipe de reportagem e deixou dicas espetaculares para a produção de um delicioso Cozidão Cuiabano.

Ingredientes:

-Carne (cabeça de lombo)
-Shoyu
-Mandioca
-Milho
-Batata Doce
-Abóbora
-Banana

Temperos: Salsinha, cebolinha, coentro

E o modo de preparo, fica por conta dele. Anote aí!: “Pegue a carne ou compre o cubo já cortado, sendo cabeça de lombo, com pouca gordura, coloque na panela, com alho, um pouco de shoyu, vinagre, sal ou sabor a gosto. Deixe cozinhando, secando, até que quando estiver mais macia, acrescente a mandioca, o milho, a batata doce, a abóbora, e por último a banana, que é mais sensível ao calor do fogo. Para finalizar, jogue os temperos, a salsinha, cebolinha, coentro. Eu gosto de cortar grande, pois dá uma aparência melhor ao prato” expõe Jonas.

Uma dica do chefe é se atentar ao tempo de cozimento de cada um dos legumes que compõem a receita, por isso é importante seguir conforme a sequência, do que tende a ter necessidade de um tempo maior de cozimento, e deverá ser inserido antes dos demais na panela.

O site Terra MT Digital sendo um portal Mato-grossense, assim como o proprietário, que é apaixonado pelas tradicionais receitas regionais, tem a honra de divulgar a partir de hoje, um quadro voltado especialmente à cultura culinária local.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Loading...