Search
Close this search box.

Política

REAQUECIMENTO ECONÔMICO: Projeto na AL suspende todos feriados em 2021 e 2022 em Mato Grosso

Publicado em

Entra em pauta em regime de urgência nesta quarta-feira (14) na Assembleia Legislativa um projeto de lei que vai tornar os feriados estaduais e municipais facultativos nos anos de 2021 e 2022. A ideia é que haja o máximo de dias úteis para a realização da atividade econômica e produtiva, buscando, assim, a retomada do desenvolvimento econômico, da geração de empregos e renda.

 

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Célio Rodrigues, explica que a medida apesar de simples, deve gerar impacto positivo. “Nós sabemos que esses feriados e pontos facultativos acabam gerando impacto na maior parte do comércio. E não temos uma visão absolutista e entendemos que em outros setores como o turismo é uma oportunidade, mas para a grande maioria do varejo que vive de vendas há um prejuízo, que está sendo maximizado nesse período de pandemia”

 

De acordo com o projeto, as medidas impositivas de restrição da atividade econômica definidas no Estado pelos decretos baixados devido à pandemia do novo coronavírus, acabam por asfixiar diversos setores do comércio e serviços que agora começavam a se reerguer. “Mediante as graves decorrências sofridas pelos empresários e trabalhadores, diante do enorme impacto econômico gerado pelas medidas impostas para fechamento do comércio, serão necessárias mudanças em todos os âmbitos, inclusive dos hábitos socioeconômicos e culturais da população”, diz trecho da proposta que é de autoria do deputado Ulysses Moraes (PSL).

Leia Também:  Sérgio Moro e Luciano Huck negociam aliança política para disputar presidência em 2022

 

Ainda é justificado no projeto que será mantida a autonomia local dos municípios, uma vez que ficará a cargo dos respectivos chefes do executivo municipais a decisão acerca da observância ou não dos feriados locais. “Nós não somos contra os feriados, todos gostam de um tempo para descansar e se divertir, mas estamos em um momento de muita tensão e os empresários estão sofrendo com a limitação da capacidade de funcionar. Então todas as medidas que puderem ser tomadas no sentido de fortalecer a economia é bem-vinda. É uma medida pequena, mas é de pequenas ações que fazemos grandes transformações que garantem a sobrevivência das empresas e também de quem trabalha nelas”, ressalta o presidente da CDL.

Sem a opção de respeitar o lockdown ou a quarentena obrigatória, tornou-se uma alternativa aos gestores municipais ou estaduais a antecipação de feriados, incluindo os regionais, como forma de garantir o isolamento social da população por mais tempo. Recentemente, Várzea Grande antecipou o feriado alusivo ao aniversário da cidade, para ‘emendar’ com outros dias de folga. Caso o projeto de lei seja aprovado, os gestores passariam a não contar mais com essa possibilidade.

Leia Também:  Câmara aprova projeto que pune discriminação de políticos

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Política

Deputado Federal Nikolas Ferreira é eleito presidente da Comissão de Educação; veja vídeo

Publicados

sobre

Nesta quarta-feira (6), a Câmara dos Deputados testemunhou um marco significativo com a eleição do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) como presidente da Comissão de Educação. Com uma expressiva votação de 22 votos, em um total de 37, Ferreira assume a liderança deste importante órgão legislativo. Enquanto 15 votos foram em branco, o novo presidente já delineia uma agenda ambiciosa para seu mandato à frente da comissão.

 

Mesmo em licença-paternidade, Nikolas Ferreira enviou um vídeo emocionado ao colegiado, expressando sua gratidão pelos votos recebidos e delineando suas visões e planos para a comissão. Ele destacou sua intenção de promover debates abertos e inclusivos por meio de audiências públicas, visando à participação ativa da sociedade civil.

 

“Quero deixar aqui bem claro que nós vamos fazer uma comissão bastante plural no sentido de debate de ideias, com audiências públicas para ter também a presença da sociedade civil, que eu acredito ser muito importante”, afirmou Ferreira.

Leia Também:  Mãe flagra a filha de 7 anos sendo estuprada pelo padrasto na madrugada

 

O deputado também destacou a importância de pautar temas cruciais para o cenário educacional brasileiro, incluindo a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), além de abordar questões como o homeschooling e a violência nas escolas.

 

Nikolas Ferreira, que assume o cargo anteriormente ocupado pelo deputado Moses Rodrigues (União-CE), traz consigo uma trajetória política marcada por realizações e uma forte conexão com as demandas da sociedade. Ele é conhecido por ser o deputado federal mais votado em 2022, conquistando 1,47 milhão de votos, e por sua atuação destacada em pautas relacionadas à família, religião e liberdade econômica.

Anúncio

 

Com sua formação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e sua experiência como vereador em Belo Horizonte, Nikolas Ferreira emerge como uma figura promissora na condução dos rumos da educação brasileira, trazendo consigo um compromisso firme com a excelência educacional e a participação democrática.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA