Search
Close this search box.

Política

Quatro Vereadores da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, vão à Nova Mutum conhecer projeto de reciclagem de lixo

Publicado em

Quatro parlamentares que compõem a Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, sendo o Presidente Daltro Figur, a Vice-presidente Ideiva Foletto, a Primeira Secretária Sandra Barzotto, e o Vereador Urso, foram até a cidade de Nova Mutum-MT (cerca de 90km de Lucas do Rio Verde), para conhecer o Projeto Lixo Zero, uma improtante proposta de reciclagem de lixo orgânico, nesta segunda-feira (06).

 

“Acredito que seja um grande desenvolvimento, até porquê todos os municípios do Brasil terão que se adequar a essa nova formatação, de como vai trabalhar e tratar o lixo (…). Fomos conhecer o Projeto em Mutum, onde nada é desperdiçado, o lixo que sobra da nossa cozinha junto com as folhas que sobram no pátio, são transformados em biofertilizantes. E é o que todos podemos fazer em casa”, expõe Ideiva Foletto.

 

A Primeira Secretária Sandra Barzotto, autora da proposta de aplicação do projeto em Lucas do Rio Verde, fala que a necessidade de buscá-lo se deu a partir de sua consciência social e ambiental. “Eu venho de uma história educacional que sempre foi preocupada com a questão ambiental (…). Essa necessidade de buscar alternativas para melhorar a questão do lixo no município, foi uma demanda que nós tivemos desde o início da legislatura aqui. E esse convite veio através de um amigo em comum que temos em Nova Mutum, que participou de um Congresso Internacional de cidades “Lixo 0″, realizado em Brasília”, explica Sandra.

Leia Também:  Pai de Sandra pede prisão do morador de rua que foi flagrado no carro com a filha dele

 

Ainda de acordo com Sandra, o papel principal das cidades atualmente é justamente eliminar os aterros sanitários, e poder aproveitar o que seria descartado.

 

“Foi importante conhecer o trabalho da Tânia, responsável pelo Projeto em Nova Mutum. Isso vai possibilitar uma melhoria em todos os bairros da cidade, e é interessante para quem tem suas hortas, para o Horto Municipal, na questão do adubo”, destaca o Vereador Urso.

Anúncio

 

Por fim, o Presidente da Câmara Municpal, Daltro Figur, pontua que para o sucesso desse processo, é extremamente importante que a população também compartilhe dessa necessidade.
“O mais difícil é convencer a população, nós temos que fazer esse trabalho em conjunto, de nada adianta o executivo, o legislativo trabalhar se a população não fizer parte dela.

 

Nós temos que começar primeiro separando o lixo corretamente dentro da nossa casa e dando destino dentro dos contentores. Poucos municípios no Brasil tem investido em contentores do jeito que Lucas tem para separação do lixo. E esse lixo orgânico hoje, você transformando ele em compostagem, é possível vee a diferença da nossa dispesa com o tratamento de resíduos lá no aterro sanitário”, conclui.

Leia Também:  Piloto m0rre na hora após bater moto e bater contra árvore em MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

GERAL

Racha Bolsonarista: Deputados do PL ironizam prefeito de SINOP

Publicados

sobre

Uma disputa política tomou conta da cidade de Sinop, no Mato Grosso, após a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Os deputados estadual Gilberto Cattani e federal Abilio Brunini, ambos do PL, anunciaram que não apoiarão a reeleição do prefeito Roberto Dorner, também do PL, após um episódio polêmico durante a carreata com a presença de Bolsonaro.

 

Segundo relatos, durante a visita do ex-presidente, Dorner e sua esposa foram impedidos de subir no carro de Bolsonaro, o que gerou descontentamento por parte dos deputados Cattani e Brunini. Em resposta às acusações de “ciúmes” por parte do prefeito, Cattani ironizou a situação e afirmou que não sente ciúmes de homens, destacando sua orientação sexual.

 

Além disso, Cattani deixou claro que não apoiará Dorner e rejeita qualquer tipo de pressão partidária para seguir uma decisão contrária à sua opinião. Já o deputado federal Abilio Brunini declarou seu apoio à candidata do Novo, Mirtes Grotti, que participou do evento com Bolsonaro em Sinop.

Leia Também:  Ciro Gomes dá tapa no rosto de homem após ser chamado de “bandido”; veja vídeo

 

A disputa política se intensificou com a filiação de Dorner ao PL por meio da articulação do senador Wellington Fagundes, o que gerou descontentamento por parte dos deputados Cattani e Brunini, assim como da deputada federal Amália Barros. A confirmação de Dorner como candidato do PL pelo presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, levou à migração da empresária Mirtes para o Novo, causando divisão dentro da legenda.

 

Assim, a visita de Bolsonaro à cidade desencadeou um racha político entre membros do PL em Sinop, evidenciando as tensões e disputas internas dentro do partido.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA