Search
Close this search box.

Política

Projeto da UFMT em Lucas já tramita no MEC

Publicado em

O sonho de ter o diploma de uma Universidade Federal está cada vez mais perto de ser realizado para os estudantes de Lucas do Rio Verde. Depois da chegada da Unemat, o processo para implantação do campus da UFMT foi protocolado, nesta terça-feira (29.09), no Ministério da Educação, em Brasília.

 

 

                                                           

 

 

Na reunião, o prefeito Luiz Binotti entregou o projeto arquitetônico,  pedagógico (cursos previstos), e o pesquisa de demanda de curso superior.

 

 

“A chegada da UFMT será a realização de um sonho de décadas da sociedade luverdense e vai contemplar nosso município com mais uma universidade pública e gratuita. Avançamos a passos largos na consolidação de Lucas do Rio Verde como a cidade do conhecimento”, disse Binotti. 

Anúncio

 

 

A secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, lembra que a tramitação do processo, dentro da UFMT, vem desde 2018 e já foram cumpridos todos os protocolos que o MEC exige. “Estamos trabalhando tecnicamente nisso há anos e ontem foi, de fato, dada a largada”. 

Leia Também:  Ex morador de Lucas do Rio Verde reage a assalto e espanca ladrão em Várzea Grande.

 

 

Ela explica que o projeto apresentado prevê a implantação de três cursos iniciais a partir de uma
pesquisa de mercado e de demanda social da região encomendada pelo Poder Executivo.

 

 

 “Assim, temos três cursos propostos priorizados, que são engenharia de produção agroindustrial, administração e ciência da computação e temos ainda mais sete cursos que, ao longo do tempo, poderão ser implantados”, observa.

 

Anúncio

 

Depois de aprovado pelo MEC, o projeto segue para o Ministério da Economia e o Congresso Nacional para aprovação e definição de orçamento.

 

 

Lucas do Rio Verde já oferece formação e capacitação profissional de jovens e trabalhadores através dos cursos do
IFMT, Senai, Sesi, Sebrae e Escola Técnica de Mato Grosso. No Ensino
Superior são ofertados cursos gratuitos pela Unemat (que chegou no município há um ano), e também pela Uab (particular).

 

 

O líder da bancada, deputado federal Neri Geller e o senador Wellington Fagundes conduzirão juntos a tramitação do processo em Brasília.

Fonte: Alana Casanova

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

GERAL

Racha Bolsonarista: Deputados do PL ironizam prefeito de SINOP

Publicados

sobre

Uma disputa política tomou conta da cidade de Sinop, no Mato Grosso, após a visita do ex-presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Os deputados estadual Gilberto Cattani e federal Abilio Brunini, ambos do PL, anunciaram que não apoiarão a reeleição do prefeito Roberto Dorner, também do PL, após um episódio polêmico durante a carreata com a presença de Bolsonaro.

 

Segundo relatos, durante a visita do ex-presidente, Dorner e sua esposa foram impedidos de subir no carro de Bolsonaro, o que gerou descontentamento por parte dos deputados Cattani e Brunini. Em resposta às acusações de “ciúmes” por parte do prefeito, Cattani ironizou a situação e afirmou que não sente ciúmes de homens, destacando sua orientação sexual.

 

Além disso, Cattani deixou claro que não apoiará Dorner e rejeita qualquer tipo de pressão partidária para seguir uma decisão contrária à sua opinião. Já o deputado federal Abilio Brunini declarou seu apoio à candidata do Novo, Mirtes Grotti, que participou do evento com Bolsonaro em Sinop.

Leia Também:  REAQUECIMENTO ECONÔMICO: Projeto na AL suspende todos feriados em 2021 e 2022 em Mato Grosso

 

A disputa política se intensificou com a filiação de Dorner ao PL por meio da articulação do senador Wellington Fagundes, o que gerou descontentamento por parte dos deputados Cattani e Brunini, assim como da deputada federal Amália Barros. A confirmação de Dorner como candidato do PL pelo presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, levou à migração da empresária Mirtes para o Novo, causando divisão dentro da legenda.

 

Assim, a visita de Bolsonaro à cidade desencadeou um racha político entre membros do PL em Sinop, evidenciando as tensões e disputas internas dentro do partido.

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA