EM LUCAS: Câmara barra recursos destinados ao combate da Covid

Com a aproximação das eleições municipais, verba pode ainda não ter sido liberada por questões políticas.

14 de Setembro de 2020 ás 12h 47min

Em meio à pandemia da Covid 19 o Governo Federal promoveu uma série de ações de combate e enfrentamento ao vírus, dentre elas, o repasse de R$ 9,25 bilhões aos estados e R$ 5,748 bilhões para os municípios. 

 

 

O auxílio financeiro é para compensar a perda de arrecadação sendo que, uma parte é específica para garantir ações de saúde e assistência social (por conta da pandemia do novo coronavírus), e outra parte pode ser de uso livre do município. 

 

 

Em Mato Grosso cidades como Lucas do Rio Verde seguem com recurso  “amarrado” e por falta de aprovação da Câmara dos Vereadores não pode ser utilizado pelo Executivo. 

 

 

“São mais de 17 milhões que poderiam estar sendo usados em prol da população luverdense mas, por força política, seguem travados na Câmara”, disse o diretor de Desenvolvimento Humano de Lucas do Rio Verde, Gilson Pelicioni. 

 

 

A 1ª parcela já foi repassada pelo Governo Federal em junho deste ano e desde então o município não conseguiu viabilizar ações emergenciais mesmo com dinheiro em caixa.

 

 

“Nós já imaginávamos que isso poderia acontecer porque lá no início do ano a Câmara reduziu o limite de remanejamento do Executivo. Certamente foi pensando em atrasar tudo no período eleitoral. Hoje, 100% do recurso está disponibilizado na conta da Prefeitura mas, infelizmente estão colocando as eleições acima dos interesses do povo”, lamentou Pelicioni.

Fonte: PNB Online

Comentários