Lucas do Rio Verde promove campanha de doação de sangue no próximo dia 13

Está se aproximando o dia mundial da doação de sangue, que é comemorado em 14 de Julho. Em reconhecimento a importância da data, uma campanha foi lançada em Lucas do Rio Verde, com o objetivo de promover a conscientização e realizar a coleta de pelo menos 130 bolsas, a serem destinadas ao hospital local, que acaba atendendo toda a região.

No dia 13 de julho, o PSF X do Bairro Cerrado, a partir das 7h30 da manhã, estará recebendo pessoas que queiram realizar a doação. É extremamente importante que o máximo de pessoas que puderem, se disponham a contribuir, porém, antes é importante saber que existem critérios para quem pode ou não fazer a doação, e além da auto avaliação que uma pessoa pode fazer a respeito de estar apto, uma triagem também é realizada antes do procedimento.

Uma única doação, pode salvar até quatro vidas. Uma pessoa adulta tem, em média, 5 litros de sangue, e em cada doação, o máximo de sangue retirado é de 450 ml.

REQUISITOS:

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

*Quais são os impedimentos temporários para doar sangue?*

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;

Período gestacional;

Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;

Amamentação: até 12 meses após o parto;

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);

Extração dentária: 72 horas;

Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;

Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;

Transfusão de sangue: 1 ano;

Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;

Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;

Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

*Quais são os impedimentos definitivos para doar sangue?*

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue:  Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

Uso de drogas ilícitas injetáveis;

Malária

Comentar esta matéria

Por favor, faça seu comentário
Seu nome

*

code