Search
Close this search box.

GERAL

SAÚDE PÚBLICA: Médicos prometem em outdoor “cura” da covid com falso tratamento precoce

Publicado em

“Covid tem cura” —é o que afirma em letras maiúsculas um dos 30 outdoors que se espalharam por Feira de Santana, na Bahia, em nome de uma associação de médicos defensores do tratamento precoce contra a covid-19, o MPV (Médicos Pela Vida), que na peça publicitária aconselha: “Procure um médico e peça tratamento precoce”.

 

Incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o suposto tratamento nunca teve sua eficácia comprovada por nenhum órgão internacional respeitado. A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o FDA, agência norte-americana que regula medicamentos, desestimulam o “tratamento precoce” e até Bolsonaro ameaça recuar sobre o tema.

 

A foto do outdoor ganhou as redes sociais depois de fotografada pelo advogado Theo Almeida, 55, que, ao voltar de uma trilha de bicicleta, tomou um susto ao se deparar com a publicidade em dois pontos da Avenida Transnordestina. “Fiquei surpreso e parei a bike imediatamente pra tirar a foto”, afirmou ao UOL. Almeida decidiu ligar para a empresa responsável pelos outdoors e perguntar quem bancou a peça.

Leia Também:  Capital paulista tem madrugada mais fria do ano

 

“Fui informado que foi um médico da cidade que pagou para colocar 15 placas”, diz. O UOL ligou para a empresa, mas ninguém atendeu o telefone.

 

“Encher o Brasil de outdoor”

Anúncio

 

O médico a que ele se refere é o cirurgião Eduardo Leite, candidato a vereador de Feira de Santana em 2020, pelo Patriota (ele desistiu da campanha), e um dos coordenadores dos Médicos Pela Vida. Quando conversou por telefone com o UOL, ele estava em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, celebrando a assinatura de uma lei municipal que autoriza o tratamento sem comprovação.

 

“Histórico. Fui tratado como celebridade aqui. Fiz até discurso”, disse o médico, que nega ter sido o responsável pelo outdoor com a falsa promessa. Ele afirma que a publicidade foi bancada por um grupo de empresários em Feira de Santana que pretende “encher o Brasil de outdoor”. A mensagem, admite, foi criação sua: a promessa de curar a covid foi estampada por ele em cartões e distribuídos pela cidade.

 

Leia Também:  Procurador de Justiça fala a estudantes de Gestão Pública do IFMT

“Um empresário me ligou perguntando se eu autorizava fazer outdoor com o cartão. Eu disse que não tinha problema nenhum”, conta. “Então ele fez um grupo de WhatsApp chamado Unidos pelo Tratamento Precoce e me colocou lá com vários empresários. Uns 30% deles já foram tratados por mim.” Segundo o médico, os empresários “fizeram uma cotação entre si com duas empresas de outdoor”. “É um grupo de voluntários, coisa deles. Fizeram 30 outdoors em Feira de Santana.”

 

Não foi ideia dos Médicos Pela Vida. Como não podiam usar o nosso nome sem autorização, eu disse que tudo bem [usar]. Me perguntaram quanto era a autorização, e eu disse que era de graça Eduardo Leite, médico Foi por causa desse outdoor que um empresário em Curitiba também procurou o médico para fazer o mesmo na capital paranaense, mas o Ministério Público Federal “mandou tirar na raça”, segundo Leite.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

GERAL

Urgente: Carro com cinco adult0s e duas crianças capot4 após condutor perder o controle da direção

Publicados

sobre

Cinco adultos e duas crianças ficaram feridos após um grave acidente de trânsito ser registrado na tarde desta quinta-feira (28) na MT-358, entre os municípios de Tangará da Serra-MT e Campo Novo do Parecis-MT. Segundo informações apuradas pela equipe da TV Vale, o condutor do veículo perdeu o controle da direção, bateu às margens da pista e capotou o carro.

Foto: Larissa Ferreira/GRUPO AGORA

 

 

A família seguia para Campo Novo do Parecis e foi atendida na unidade de saúde. O veículo ficou parcialmente destruído. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Via Brasil estiveram no local.

Leia Também:  Menino com problemas respiratórios morre aos 12 anos por complicações da Covid

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA