Formação para candidatos ao cargo de gestor escolar terá 65 horas/aula

A eleição, por voto secreto de toda comunidade, será no dia 28 de novembro

Os 21 candidatos inscritos para participar do Processo de Escolha de Gestores Escolares da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde começaram nesta quinta-feira, 17, no Centro de Formação da Secretaria Municipal de Educação, a atividade formativa exigida para o exercício do cargo, que terá a carga de 65 horas/aula e se estenderá até o próximo dia 15 de novembro. A eleição, por voto secreto de todos os membros das comunidades escolares, será no dia 28 de novembro.

Como a legislação relativa à gestão democrática das instituições de ensino da rede municipal permite apenas uma reeleição, oito dos atuais gestores das 17 unidades escolares reeleitos para a gestão 2018/2019 ficaram, automaticamente, impedidos de candidatar-se outra vez para a disputa. Ao todo, somente em cinco escolas haverá mais de um concorrente ao cargo que ficará vago a partir do final deste ano e em apenas uma unidade, a Escola São Cristóvão, da comunidade de mesmo nome, não houve inscrição de candidato.

“Foram dois dias para que as escolas pudessem apresentar suas candidaturas e, nesse caso, a legislação permite que a própria Secretaria indique o sucessor, explica a secretária adjunta Kátia Cantão Mundim, que representa a Secretaria Municipal de Educação na Comissão de Acompanhamento dos Processos para Escolha dos Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Lucas do Rio Verde – Gestão 2020/2021. Um representante do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep) e outro do Conselho Municipal de Educação também integram a Comissão.

As primeiras horas do curso tiveram como tema a Gestão Administrativa, com o servidor Juliano Cesar Ferreira, responsável pelo Departamento de Patrimônio da Prefeitura, tratando de questões relacionadas à área de patrimônio escolar, e, na sequência, o procurador-geral do Município, André Pezzini, abordou aspectos relacionados ao Código de Conduta Ética da Prefeitura.

Segundo a programação, os candidatos ainda terão formações sobre os seguintes assuntos: Gestão do Tempo; Tempo Estruturante e Tempo Social; Estrutura e Documentação; Gestão de Pessoas; Gestão da Secretaria Escolar; Sistema de Gestão; Legislação; Financiamento da Educação; Gestão dos Recursos Financeiros; Liderança Pedagógica com Foco nos Indicadores Educacionais; Tempo Correlacional e Tempo de Projeção; Atividade Complementar.

A secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, ressaltou que a formação serve para que os candidatos estejam melhor preparados para exercer a função e possam escrever um plano de trabalho para a sua comunidade que contemple não só o que o município tem planejado para a educação para os próximos 10 anos como igualmente expresse o desejo da própria comunidade para que, uma vez eleitos, esse trabalho tenha respaldo e possa ter êxito. “Toda comunidade escolar participa do processo de escolha dos gestores para os próximos dois anos e este é um aprendizado do processo democrático muito importante para os alunos, para os pais, os professores e profissionais de apoio das unidades de ensino de toda a nossa rede”, observa.

Para ter sua inscrição aceita, o candidato precisava preencher oito requisitos básicos: ser ocupante de cargo de professor efetivo do quadro da Educação Básica da Rede Municipal; ser habilitado em nível de licenciatura plena em Pedagogia ou em outra área da Educação; não responder a processo administrativo disciplinar; não estar sob licenças médicas reiteradas; não estar usufruindo licença de interesse particular ou permuta; ter, na data da inscrição, concluído o estágio probatório; ter dedicação exclusiva à unidade escolar; ter trabalhado nos dois últimos anos dentro da unidade de ensino em que pretende candidatura.

O processo de escolha para coordenadores pedagógicos das unidades escolares terá o período de inscrições aberto entre os dias 22 e 23 de outubro. Assim que as candidaturas forem deferidas, os concorrentes também participarão das atividades de formação.

Ascom Prefeitura

- Publicidade -