Search
Close this search box.

EDUCAÇÃO

Prefeituras demitem professores durante a suspensão das aulas em MT e profissionais dizem que não sabem como vão pagar as contas

Publicado em

Algumas prefeituras em Mato Grosso estão demitindo professores durante a suspensão das aulas da rede pública, como forma de prevenção à Covid-19. Os profissionais da rede pública de ensino reclamam de cortes de salário e demissões e alegam que não terão como pagar as contas.

O professor técnico de Desenvolvimento Infantil, Welinton Nunes, de Diamantino, teve redução de salário em abril. Ele afirmou que os professores contratados estão recebendo apenas 50% dos salários. “Não tem sido fácil pra ninguém, muito menos agora. Não só eu, mas também para pessoas que tem suas famílias com acúmulo de contas”, afirmou o professor.

No município de Jaciara, os professores estão em casa e sem salário. A prefeitura não prorrogou o processo seletivo e já existe um novo processo em andamento.

Em Santo Antônio de Leverger, mais de 50 profissionais da educação tiveram o contrato de trabalho suspenso pela prefeitura por causa da pandemia do novo coronavírus.

Leia Também:  Grávida de 17 anos é baleada durante tiroteio em Manguinhos

“Eu moro sozinha, com dois filhos, um de 9 anos e outro de 5. Eu sou responsável pela criação dos dois. E estou me virando como posso. Sem salário, com ajuda dos meus pais”, disse a professora Jociane Fátima de Souza, que ainda não recebeu o salário do mês de março.

Os funcionários acreditam que não deveriam ter cortes e demissões, já que o valor é proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), do Ministério da Educação. Os servidores afirmam que a prefeitura do município confirmou que os funcionários demitidos serão recontratados após o primeiro semestre.

A prefeitura de Santo Antônio de Leverger disse que as medidas estão sendo tomadas por causa da pandemia do vírus no município e teme uma crise econômica.

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) fez um estudo a partir de uma de uma consulta da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) para orientar as prefeituras a manter o contrato de trabalho com os professores a fim de preservar a renda e a dignidade durante a suspensão de aulas causada pela pandemia do novo coronavírus no estado.

Leia Também:  Sorriso: Homem é baleado, por ele mesmo, durante caça em assentamento.

O auditor do público externo do TCE, Natel da Silva, disse que o gestor é quem vai avaliar as áreas que devem ser priorizadas.

VEJA O VÍDEO:

Anúncio

https://globoplay.globo.com/v/8512159/

TEXTO: G1 MT/ FLAVIO COELHO, TV CENTRO AMÉRICA

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

EDUCAÇÃO

Elaine Lovatel fala de suposto rapto em escola em Lucas do Rio Verde

Publicados

sobre

Elaine Lovatel, secretária de educação de Lucas do Rio Verde, falou agora com a equipe do Terra MT Digital sobre o suposto rapto que ocorreu em uma escola de Lucas do Rio Verde no bairro Jardim das Palmeiras, na ultima sexta-feira (31).

 

Segundo a secretária, ela teve conhecimento do áudio na própria sexta-feira (31) e nas primeiras horas desta segunda-feira (03), e esteve em reunião com o corpo da escola para entender como o fato teria acontecido.

 

A secretária afirmou ainda que não houve descaso dos servidores como a mãe mecionou no áudio, o que aconteceu foi procedimento padrão que a escola adota, em primeiro orientar a mãe a voltar em casa para verificar de fato se a criança está em casa, ao contrário se a criança não estiver na residência é pedido para a mãe voltar à escola para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

 

Veja a entrevista na integra.

 

Anúncio

 

 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  TRF mantém suspensão de instalação de tirolesa no Pão de Açúcar
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA