Prefeita de Sinop libera aulas a partir de segunda-feira

Educação 03 de Maio de 2020 ás 09h 33min

A¬†prefeita de Sinop (500 km de Cuiab√°), Rosana Martinelli anunciou neste s√°bado (02), que o munic√≠pio voltar√° a ter aulas, a partir de segunda-feira (04), conforme Decreto Municipal 087/2020. De acordo com a prefeita, as institui√ß√Ķes de ensino poder√£o voltar a ter aulas presenciais, desde que adotem medidas restritivas de seguran√ßa e preven√ß√£o ao cont√°gio por Covid-19 no ambiente escolar, como distanciamento, higieniza√ß√£o e aferi√ß√£o da temperatura dos alunos. O decreto de 30 de abril considera que, uma vez o munic√≠pio tendo apresentando um quadro estabilizado do n√ļmero de pessoas infectadas pelo Covid-19, a retomada gradativa e segura das atividades escolares, com uma √ļnica medida para o setor p√ļblico e privado, ir√° assegurar o ensino, al√©m de ser a forma mais eficiente e razo√°vel de lidar com a possibilidade de propaga√ß√£o do novo coronav√≠rus no ambiente escola-fam√≠lia. As medidas de seguran√ßa ser√£o orientadas, em um primeiro momento, e depois fiscalizadas, inclusive por profissionais especializados em microbiologia, preven√ß√£o, contamina√ß√£o e sanitiza√ß√£o. ¬ďEsses profissionais ir√£o acompanhar a evolu√ß√£o da retomada das aulas e como cada institui√ß√£o cumprir√° o Decreto. O retorno gradativo e seguro das atividades escolares presenciais, tanto da educa√ß√£o infantil, como dos ensinos fundamental, m√©dio e superior, al√©m de escolas t√©cnicas, de idiomas, de cursos livres, s√≥ ser√° mantido se todos agirmos com responsabilidade e comprometimento com a sa√ļde e seguran√ßa da popula√ß√£o¬Ē, salientou Martinelli. Al√©m da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o, todas as institui√ß√Ķes privadas participaram e assinaram termos, se comprometendo a respeitar os protocolos de controle e preven√ß√£o do cont√°gio. A secret√°ria municipal de Educa√ß√£o, Veridiana Paganotti ¬†explica que o Decreto n√£o √© uma medida obrigat√≥ria, mas de libera√ß√£o. Ou seja, pais de alunos, bem como institui√ß√Ķes, podem definir se mandam ou n√£o os filhos para a escola. ¬ďVamos adotar todas as pr√°ticas necess√°rias de cuidados e, principalmente, higieniza√ß√£o no ambiente escolar. Mas essa atitude come√ßa em casa. Os pais devem atentar para os cuidados de higiene de seus filhos, esse √© um trabalho que come√ßa em casa e continua na escola. Lembrando que, quem n√£o sente seguran√ßa de mandar seu filho para a escola, pode mant√™-lo em casa sim. As escolas estar√£o abertas ofertando o ensino, seja de forma online, seja impresso, como cada fam√≠lia assim definir. Mas, independentemente disso, todos os cuidados que tomarmos na escola, s√≥ valer√£o que cada fam√≠lia tamb√©m adotar em casa¬Ē, refor√ßou a secret√°ria. Roberta Vieira Lange, representante das institui√ß√Ķes privadas de ensino, explicou, ainda, que todo e qualquer caso de suspeita de Covid-19 no ambiente escolar ser√° imediatamente informado √† Secretaria de Sa√ļde e que todas as unidades est√£o amplamente comprometidas com as determina√ß√Ķes impostas. ¬ďIsso n√£o √© um relaxamento das medidas de preven√ß√£o, pelo contr√°rio, estaremos agindo de forma ainda mais r√≠gida, respons√°vel e comprometida com a sa√ļde e seguran√ßa de nossos alunos e fam√≠lias¬Ē. VEJA OS PROTOCOLOS EXIGIDOS: SETORES DA EDUCA√á√ÉO P√öBLICA E PRIVADA DEVER√ÉO: -¬†Priorizar o uso de ferramentas digitais para realiza√ß√£o de reuni√Ķes e eventos √† dist√Ęncia, evitando-se assim o aglomeramento desnecess√°rio de pessoas nas institui√ß√Ķes; - Adiar toda e qualquer realiza√ß√£o presencial de reuni√Ķes, eventos e cong√™neres; - Em caso de necessidade extrema, tais reuni√Ķes dever√£o ocorrer em espa√ßos abertos, bem ventilados ou ao ar livre, mantendo-se as determina√ß√Ķes do protocolo de higieniza√ß√£o para locais de uso coletivo; - Promover a capacita√ß√£o dos profissionais da Educa√ß√£o para identifica√ß√£o de casos de s√≠ndrome gripal; - Realizar a limpeza das unidades escolares, antes e ap√≥s as atividades educacionais; - Ofertar permanente produtos para higieniza√ß√£o das m√£os, como √°gua, sab√£o l√≠quido e √°lcool em gel na concentra√ß√£o de 70%; - Exigir o uso de m√°scaras pelos alunos bem como pelos funcion√°rios e/ou servidores p√ļblicos em todos os ambientes escolares, uma vez que tal medida, inclusive, √© determinada por Lei; - Observar para que haja distanciamento m√≠nimo de um metro e meio entre alunos e professores/funcion√°rios; - Aulas de Educa√ß√£o F√≠sica que envolvam jogos coletivos ou contato f√≠sico est√£o proibidas; - Manter locais de circula√ß√£o e √°reas comuns com os sistemas de condicionadores de ar limpos (filtros e dutos) e, obrigatoriamente, manter pelo menos uma janela externa aberta ou qualquer outra abertura, contribuindo para a renova√ß√£o de ar; - Controlar o fluxo de entrada e sa√≠da de pessoas e, na hip√≥tese de forma√ß√£o de filas, deve ser respeitado o distanciamento m√≠nimo de um metro e meio; - Organizar as equipes para orienta√ß√£o e aux√≠lio dos alunos e colaboradores quanto a necessidade e import√Ęncia do asseio das m√£os e a utiliza√ß√£o de m√°scaras; - Fixar material com recomenda√ß√Ķes para preven√ß√£o do Covid-19 em locais vis√≠veis aos alunos e colaboradores, nas formas de m√©todos audiovisuais, cartazes, faixas, adesivos, entre outros; - Adotar sistemas de escala, revezamento de turnos e altera√ß√Ķes de jornadas para reduzir fluxos, contatos e aglomera√ß√Ķes de alunos e colaboradores; - Pessoas inclu√≠das em Grupo de Risco, sejam elas professores/funcion√°rios ou alunos, n√£o poder√£o adentrar aos ambientes escolares e dever√£o adotar medidas alternativas para o devido cumprimento de carga hor√°ria e a realiza√ß√£o de atividades sem qualquer preju√≠zo; - Ampliar a frequ√™ncia de limpeza de pisos, p√°tios, corredores, corrim√£os, superf√≠cies, bancos, poltronas, catracas, ma√ßanetas, banheiros dentre outros, bem como refor√ßar as medidas de asseamento dos ambientes, utilizando-se de √°gua sanit√°ria ou cloro para desinfec√ß√£o; - A recep√ß√£o dos alunos dever√° ser de forma ordenada e em hor√°rios diferenciados de entrada e sa√≠da utilizando term√īmetro, m√°scaras e higienizando as m√£os sempre com √°lcool em gel; - Os intervalos para recreios em p√°tios est√£o suspensos por tempo indeterminado, de forma que a alimenta√ß√£o dos alunos ser√° de forma escalonada, turma por turma, respeitando distanciamento m√≠nimo de um metro e meio entre pessoas e higienizando as m√£os antes e depois da alimenta√ß√£o; - Bebedouros de uso coletivo dever√£o ser isolados; O TRANSPORTE ESCOLAR DEVER√Ā: -¬†Utilizar de term√īmetro para aferi√ß√£o de febre antes da entrada dos alunos no √īnibus; - Desinfetar m√£os com √°lcool na concentra√ß√£o de 70% logo ap√≥s a entrada no √īnibus; - Utilizar m√°scara em todos os momentos; - Desinfetar completamente a parte interna dos √īnibus ap√≥s cada uso. ENTENDA COMO SER√Ā O CALEND√ĀRIO DE RETOMADA GRADATIVA DAS AULAS. NO SETOR P√öBLICO MUNICIPAL ¬Ė EDUCA√á√ÉO INFANTIL:¬† -¬†DIA 18 DE MAIO: Turmas de Pr√© Fase I e II¬† - DIA 25 DE MAIO: Turmas de Creche III e IV - DIA 1¬ļ DE JUNHO: Turmas de Creche I e II - DIA 08 DE JUNHO: Turmas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de Alunos Especiais NO SETOR P√öBLICO MUNICIPAL ¬Ė ENSINO FUNDAMENTAL ¬Ė 1¬ļ A 6¬ļ ANO:¬† - DIA 18 DE MAIO: Turmas de 1¬ļ Ano - DIA 20 DE MAIO: Turmas de 2¬ļ e 3¬ļ Ano - DIA 25 DE MAIO: Turmas de 4¬ļ Ano - DIA 27 DE MAIO: Turmas de 5¬ļ e 6¬ļ Ano NO SETOR PRIVADO: - DIA 04 DE MAIO: 50% dos alunos - DIA 11 DE MAIO: 70% dos alunos - DIA 18 DE MAIO: 100% dos alunos Rep√≥rter MT

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