NOVO TEMPLO

Dicas de saúde da Oral Norte: Fique alerta a alguns dos problemas bucais mais recorrentes

BANNER – BINOTTI
PAX

Engana -se quem pensa que a saúde bucal é algo a parte e não tem a ver com a saúde física do corpo. Ela está totalmente relacionada com as funções de todo o organismo e em caso de algum problema, pode criar uma repercussão maior em outros pontos do corpo.

Por isso, além da escovação diária, sempre após cada refeição, e o uso de fio dental, é importante manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições também colabora com a saúde bucal. Quem usa aparelho ortodôntico, deve se preocupar mais com a limpeza dos dentes, gengiva e o uso do flúor, pois o aparelho retém muito restos de alimentos.

Alguns dos problemas mais recorrentes na boca, podem ser evitados se essas medidas simples forem seguidas com responsabilidade. E entre eles estão:

– Cárie: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada, ingestão de doces e carboidratos ou, ainda, por complicações de outras doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico para o câncer).

– Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.

– Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.

– Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.

– Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Outro fator que influencia significativamente na saúde bucal é o uso de tabaco (cigarro), e bebidas alcoólicas. Além de um hábito necessário para manutenção da higiene, toda escovação pode ser um momento de análise da situação bucal. Por isso, é importante ficar atento à existência de alguma lesão ou algum outro problema em que há a necessidade da procura de um profissional da área. Ah, e não se esqueça, além disso, é extremamente importante a visita a um dentista, regularmente!

E para isso, você pode contar com a Oral Norte. Para agendamento de consultas, a clínica fica localizada em uma das principais vias de Lucas do Rio Verde, a Avenida Mato Grosso, n° 1196, 1° andar, no bairro Alvorada. Também é possível entrar em contato pelo telefone (65) 99973-6227.

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Loading...