Search
Close this search box.

Cultura

Maior festival online de cultura de Mato Grosso traz programação variada para a população

Publicado em

Para tentar minimizar os impactos negativos do isolamento social no setor cultural, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) estreou na quarta-feira (13) o Festival Cultura em Casa. A programação transmitida pela internet prossegue até o dia 24 de maio, totalizando 170 atrações que incluem oficinas, exibição de audiovisuais, espetáculos teatrais e shows musicais.

Considerado o maior festival online de cultura de Mato Grosso, o projeto possibilitou a contratação de mais de 350 artistas e produtores que desenvolvem as ações selecionadas por meio do edital de chamada pública da Secel.

A proposta do festival é promover uma programação cultural, conectando artistas regionais com a população que, de casa, pode ter o acesso aos conteúdos disponíveis nos meios eletrônicos e digitais. “É um projeto que busca oferecer acesso às artes, contribuir para a economia da cultura e também fortalecer nossos laços de identidade”, destaca o secretário.

O lançamento do Festival Cultura em Casa ocorreu no aniversário dos 132 anos da abolição da escravatura. Assim, a agenda de transmissões homenageou a luta da população negra contra o racismo e a exclusão. A pauta reuniu diversas ações da cultura afro-brasileira, como oficina de capoeira, audiovisual e debate sobre a cultura alimentar quilombola, shows de hip hop, rap e samba, e ainda espetáculos teatrais com a temática da escravidão.

Leia Também:  VANDALISMO: Radares de trânsito são alvejados por tiros em cidade de Mato Grosso

Nesta quinta-feira (14), a programação começou cedo, às 9h, com a oficina de fabricação de viola de cocho, transmitida por Alcides Ribeiro, um dos maiores mestres da cultura popular mato-grossense. Palestras, debates, oficinas, apresentação de siriri, espetáculos teatrais, circense e de poesia, shows musicais e até performances com DJs poderão ser conferidas nas transmissões que acontecem até às 21h.

A escritora e poeta Luciene Carvalho, o músico Jefferson Neves, as cantoras Pacha Ana e Adrielle Rocha, os DJs Nicolau Felix e Charles Pitter, o Grupo Vostraz de Teatro, a dupla Maik e Marcelo Viola, são alguns dos artistas com lives agendadas para a noite de quinta-feira.

Na sexta-feira (15), o público poderá conferir pela internet mais uma programação bastante diversificada. A agenda contempla desde oficinas de macramê (costura com as mãos), de história em quadrinhos, de dança do ventre e de lambadão, passando por debates e palestras, a espetáculos circenses.

Também fazem parte da programação de sexta, exibição de documentário sobre rasqueado, apresentação de coreografias juninas, shows musicais de Caio Matoso, Viviane Cantarella, Luth Peixoto, Nelson Cristal, Luisa Lamar e Paulo Monarco.

Leia Também:  Fórum da agricultura familiar e Roberto Rodrigues dão o tom do último dia do Show Safra 2022

As lives estão sendo transmitidas diretamente das redes sociais dos artistas. Toda a programação e os respectivos endereços de transmissão estão disponíveis no site www.festivalculturaemcasa.com.br

Anúncio

TEXTO:G1-MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Cultura

Primeiro dia do Arraiá da Integração recebe mais de 5 mil luverdenses

Publicados

sobre

O Arraiá da Integração recebeu mais de 5 mil luverdenses na primeira noite de festa, que aconteceu na rotatória do Paço Municipal. Na noite desta sexta-feira (08), os alunos das escolas municipais e entidades de Lucas do Rio Verde mostraram a dança típica caipira e mato-grossense, devidamente caracterizados como pede a festa à São João.

A abertura do arraiá contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama Janice Ribeiro, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, de Educação, Elaine Lovatel, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daltro Figur, e representantes dos apoiadores.

O prefeito Miguel Vaz agradeceu a equipe organizadora do evento, especialmente a população, que se fez presente. “É o primeiro arraiá da nossa gestão. Estamos retomando os eventos com muita cautela e a ideia é integrar toda a população nisso. É muito bom ver a participação dos luverdenses nesse evento cultural tão importante, que é o São João”.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou a união das instituições de ensino para a realização das atividades na festa. “O Arraiá da Integração é uma tradição do nosso município. Estamos neste final de semana com a integração das unidades escolares da rede municipal, estadual, e dos grupos de serviços e entidades que trabalham de alguma forma com crianças, adolescentes e jovens. É uma festa destinada a toda sociedade, onde a família inteira pode participar e se divertir”.

Leia Também:  SMS realiza reunião de orientações a candidatos ao programa de Planejamento Familiar

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, é uma realização conjunta ver o quanto o evento cresceu durante os anos. “O arraiá nasceu em 2011, fiz parte como gestora no momento que ele foi pensado junto com meus colegas. Em pensar que aquele momento hoje tomou essa dimensão, com mais grupos participando, vários coletivos unidos para tornar essa festa tão linda e a cultura tomando uma posição tão valiosa. Sabemos a importância dos festejos juninos no Brasil e não podia ser diferente aqui em Lucas do Rio Verde”.

O Arraiá da Integração é uma festa realizada em conjunto pelas secretarias da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em especial, as pastas de Educação, e de Cultura e Turismo. A estimativa de público da festa é dada pelas forças de segurança do município, que estiveram presentes apoiando toda a realização do evento.

Confira as fotos do 1º dia: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/56

Segundo dia

Neste sábado (09), as atrações entram ao palco a partir das 16h, com apresentações escolares, do grupo de danças urbanas da Secretaria de Cultura e Turismo e da quadrilha junina do município, grupo Simpatia Junina. O show de encerramento será com a dupla Julya e Maryana.

Anúncio

No local, foi montada uma praça de alimentação com barracas organizadas pelas escolas e entidades, que comercializarão bebidas e comidas típicas, como canjica, bolos, quentão, chica doida, pipoca, salgados, caldos, entre outras delícias.

Leia Também:  VANDALISMO: Radares de trânsito são alvejados por tiros em cidade de Mato Grosso

O Arraiá da Integração conta com apoio do Sicoob, Credisul, empresa Mano Júlio, escolas municipais e estaduais, organizações não governamentais que atendem crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA