Search
Close this search box.

Cultura

Discos para descobrir em casa – Amigos chegados, Jovelina Pérola Negra, 1990

Publicado em

 Descendente da nobre linhagem de partideiras fluminenses que traziam na voz a carga ancestral do samba, a cantora e compositora carioca Jovelina Pérola Negra é da família musical de Clementina de Jesus (1901 – 1987) e Dona Ivone Lara (1922 – 2018).

 

Como Clementina, Jovelina Farias Belfort (21 de julho de 1944 – 2 de novembro de 1998) trabalhou como empregada doméstica para se sustentar antes de conseguir viver do ofício de cantora.

                                                                        

Como Ivone Lara, Jovelina – partideira hábil na arte de improvisar versos com graça e rapidez – ganhou incentivo de Adelzon Alves para ingressar na carreira musical quando já contabilizava 40 anos.

 

Jovelina era atração frequente dos programas comandados nas madrugadas por esse radialista e produtor musical que notara a destreza da partideira nas rodas do pagode intitulado Terreirão da Tia Doca por ser armado no quintal da casa de Jilçária Cruz Costa (1932 – 2009), a sambista e pastora da Portela conhecida como Tia Doca.

Leia Também:  Idoso é denunciado por estuprar filha de amigos e a enteada

 

Quarto álbum solo de Jovelina Pérola Negra, Amigos chegados foi lançado em 1990 pela RGE, gravadora que editou todos os discos dessa artista nascida no bairro carioca de Botafogo, mas criada em Miguel Couto, distrito do município de Belford Roxo na Baixada Fluminense (RJ), e depois residente no bairro da Pavuna.

 

Anúncio

Integrante da ala das baianas da escola de samba Império Serrano, Jovelina Pérola Negra sempre foi figura assídua e vivaz nas quadras das agremiações e nas rodas de pagode armadas nos subúrbios cariocas.

 

Para o público, no entanto, a cantora apareceu somente em 1985, como uma das intérpretes do disco coletivo Raça brasileira, pedra fundamental para a consolidação da nova geração do samba do Rio de Janeiro – samba então rotulado como pagode pela mídia.

 

Nesse pau-de-sebo (jargão fonográfico que designa discos com vários artistas iniciantes para testar a possibilidade de cada um escalar as paradas de sucesso), Jovelina cantou Pomba rolou (Carlinhos Caxambi e Adilson Gavião, 1985), dividiu com o também debutante Zeca Pagodinho a interpretação de Bagaço da laranja (1985) – partido alto composto por Zeca com Arlindo Cruz que se tornou um dos hits do disco – e deu voz à composição de lavra própria, Feirinha da Pavuna (1985), outro sucesso radiofônico do histórico LP.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde faz parte dos mais de 25 municípios que não realizarão festa popular de Carnaval este ano

 

O estouro do álbum Raça brasileira abriu caminho para que todos os integrantes do disco gravassem um álbum solo. O de Jovelina saiu em 1986 com o nome da cantora no título e com repertório que destacou o partido alto Menina você bebeu (Beto sem Braço, Arlindo Cruz e Acyr Marques, 1986).

 

O sucesso artístico e comercial do primeiro LP solo de Jovelina – com alardeadas 200 mil cópias vendidas – garantiu a continuidade da carreira fonográfica dessa artista de temperamento forte e voz áspera que, sem polimentos de estúdio, evocava uma rica ancestralidade afro-brasileira que fez de Jovelina uma sucessora natural de Clementina de Jesus.

 

Anúncio

Vieram, então, álbuns como Luz do repente (1987), Sorriso aberto (1988) – disco projetado pelo marcante samba-título do compositor Guaracy Sant'anna, o Guará – e Amigos chegados, disco gravado em 1989 e lançado em abril de 1990.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Cultura

Primeiro dia do Arraiá da Integração recebe mais de 5 mil luverdenses

Publicados

sobre

O Arraiá da Integração recebeu mais de 5 mil luverdenses na primeira noite de festa, que aconteceu na rotatória do Paço Municipal. Na noite desta sexta-feira (08), os alunos das escolas municipais e entidades de Lucas do Rio Verde mostraram a dança típica caipira e mato-grossense, devidamente caracterizados como pede a festa à São João.

A abertura do arraiá contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama Janice Ribeiro, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, de Educação, Elaine Lovatel, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daltro Figur, e representantes dos apoiadores.

O prefeito Miguel Vaz agradeceu a equipe organizadora do evento, especialmente a população, que se fez presente. “É o primeiro arraiá da nossa gestão. Estamos retomando os eventos com muita cautela e a ideia é integrar toda a população nisso. É muito bom ver a participação dos luverdenses nesse evento cultural tão importante, que é o São João”.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou a união das instituições de ensino para a realização das atividades na festa. “O Arraiá da Integração é uma tradição do nosso município. Estamos neste final de semana com a integração das unidades escolares da rede municipal, estadual, e dos grupos de serviços e entidades que trabalham de alguma forma com crianças, adolescentes e jovens. É uma festa destinada a toda sociedade, onde a família inteira pode participar e se divertir”.

Leia Também:  Programa Cuidar terá nova edição com diversos serviços ao público, em Lucas do Rio Verde

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, é uma realização conjunta ver o quanto o evento cresceu durante os anos. “O arraiá nasceu em 2011, fiz parte como gestora no momento que ele foi pensado junto com meus colegas. Em pensar que aquele momento hoje tomou essa dimensão, com mais grupos participando, vários coletivos unidos para tornar essa festa tão linda e a cultura tomando uma posição tão valiosa. Sabemos a importância dos festejos juninos no Brasil e não podia ser diferente aqui em Lucas do Rio Verde”.

O Arraiá da Integração é uma festa realizada em conjunto pelas secretarias da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em especial, as pastas de Educação, e de Cultura e Turismo. A estimativa de público da festa é dada pelas forças de segurança do município, que estiveram presentes apoiando toda a realização do evento.

Confira as fotos do 1º dia: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/56

Segundo dia

Neste sábado (09), as atrações entram ao palco a partir das 16h, com apresentações escolares, do grupo de danças urbanas da Secretaria de Cultura e Turismo e da quadrilha junina do município, grupo Simpatia Junina. O show de encerramento será com a dupla Julya e Maryana.

Anúncio

No local, foi montada uma praça de alimentação com barracas organizadas pelas escolas e entidades, que comercializarão bebidas e comidas típicas, como canjica, bolos, quentão, chica doida, pipoca, salgados, caldos, entre outras delícias.

Leia Também:  Empresário morto pelo Bope guardava S10 de assaltante; eles eram amigos no Facebook

O Arraiá da Integração conta com apoio do Sicoob, Credisul, empresa Mano Júlio, escolas municipais e estaduais, organizações não governamentais que atendem crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA