Search
Close this search box.

Cultura

CUIABANOS NO LÍBANO: Com família no Líbano, empresário de Cuiabá cita momentos de tensão

Publicado em

A explosão que ocorreu na região portuária da capital do Líbano, Beirute, nesta tarde de terça-feira (4), trouxe momentos de tensão para famílias descendentes de libaneses em Cuiabá. Conforme explica o empresário Ziad Fares, que tem muitos tios e primos no Líbano, vivem mais libaneses mundo afora do que no próprio país.

 

O empresário, que costuma visitar os parentes nos meses de junho e setembro, conta que uma tia estava em Beirute nesta quarta-feira. No entanto, por sorte, quando ocorreu a grande explosão, ela estava em atendimento no médico, longe da região portuária.

 

Nenhum parente seu ficou ferido. “Ninguém morreu, não teve nenhum acidente. Coincidentemente, minha tia estava em Beirute, mas não foi atingida pela explosão. No local que ela estava, também não teve estilhaços de vidro”, conta.

 

A família de Cuiabá, assim que soube da explosão, logo tentou contato com os parentes em um grupo no WhatsApp. Pelo aplicativo, quem mora no Líbano compartilhou notícias e vídeos que circulam por lá. Segundo Ziad, as imagens de pessoas feridas são muito fortes.

Leia Também:  Porco-espinho é resgatado de rede elétrica no Setor Industrial, em Lucas do Rio Verde

 

Ainda conforme o empresário, o Líbano é um país pequeno, com muitas cidades vizinhas. Por conta da grande explosão, o barulho pode ser ouvido nas proximidades e até mesmo em alguns países. “A explosão foi tamanha que o barulho atingiu estados vizinhos e até no país da frente. Foi absurdo, uma explosão que nem filme de ficção. Na verdade, acho que nem ficção faria algo parecido, foi assustador. Segundo meus primos, dizem que chegou em cidades com distância de duas horas de carro”, detalha.

Anúncio

                                                                    

 

Por ter um histórico de guerras, Ziad também relata que a população logo pensou que a explosão se tratava de um atentado ou algo de cunho político. Apesar de aterrorizados, a imprensa internacional indica que a explosão foi um acidente.

Leia Também:  Perda: Cantor de 20 anos morre de câncer no norte de MT

 

A megaexplosão em um porto em Beirute, capital do Líbano, nesta terça-feira (4) foi causada por “materiais altamente explosivos” confiscados pelas autoridades, disse o Major-General Abbas Ibrahim, da Direção Geral de Segurança do Líbano.

 

Segundo a CNN, o major disse que seria “ingênuo” dizer que a explosão foi causada apenas por fogos de artifício, como foi anunciado minutos após os estrondos. De acordo com o editor da Sky News no Oriente Médio, Zein Ja'far, todas as janelas ao redor do acidente foram destruídas. Outras testemunhas afirmam que os vidros voaram por todos os lados no momento da explosão.

Fonte: FOLHA MAX

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Cultura

Primeiro dia do Arraiá da Integração recebe mais de 5 mil luverdenses

Publicados

sobre

O Arraiá da Integração recebeu mais de 5 mil luverdenses na primeira noite de festa, que aconteceu na rotatória do Paço Municipal. Na noite desta sexta-feira (08), os alunos das escolas municipais e entidades de Lucas do Rio Verde mostraram a dança típica caipira e mato-grossense, devidamente caracterizados como pede a festa à São João.

A abertura do arraiá contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama Janice Ribeiro, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, de Educação, Elaine Lovatel, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daltro Figur, e representantes dos apoiadores.

O prefeito Miguel Vaz agradeceu a equipe organizadora do evento, especialmente a população, que se fez presente. “É o primeiro arraiá da nossa gestão. Estamos retomando os eventos com muita cautela e a ideia é integrar toda a população nisso. É muito bom ver a participação dos luverdenses nesse evento cultural tão importante, que é o São João”.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou a união das instituições de ensino para a realização das atividades na festa. “O Arraiá da Integração é uma tradição do nosso município. Estamos neste final de semana com a integração das unidades escolares da rede municipal, estadual, e dos grupos de serviços e entidades que trabalham de alguma forma com crianças, adolescentes e jovens. É uma festa destinada a toda sociedade, onde a família inteira pode participar e se divertir”.

Leia Também:  Chacareiro revela momentos de terror ao lado de serial killer

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, é uma realização conjunta ver o quanto o evento cresceu durante os anos. “O arraiá nasceu em 2011, fiz parte como gestora no momento que ele foi pensado junto com meus colegas. Em pensar que aquele momento hoje tomou essa dimensão, com mais grupos participando, vários coletivos unidos para tornar essa festa tão linda e a cultura tomando uma posição tão valiosa. Sabemos a importância dos festejos juninos no Brasil e não podia ser diferente aqui em Lucas do Rio Verde”.

O Arraiá da Integração é uma festa realizada em conjunto pelas secretarias da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em especial, as pastas de Educação, e de Cultura e Turismo. A estimativa de público da festa é dada pelas forças de segurança do município, que estiveram presentes apoiando toda a realização do evento.

Confira as fotos do 1º dia: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/56

Segundo dia

Neste sábado (09), as atrações entram ao palco a partir das 16h, com apresentações escolares, do grupo de danças urbanas da Secretaria de Cultura e Turismo e da quadrilha junina do município, grupo Simpatia Junina. O show de encerramento será com a dupla Julya e Maryana.

Anúncio

No local, foi montada uma praça de alimentação com barracas organizadas pelas escolas e entidades, que comercializarão bebidas e comidas típicas, como canjica, bolos, quentão, chica doida, pipoca, salgados, caldos, entre outras delícias.

Leia Também:  Maior festival online de cultura de Mato Grosso traz programação variada para a população

O Arraiá da Integração conta com apoio do Sicoob, Credisul, empresa Mano Júlio, escolas municipais e estaduais, organizações não governamentais que atendem crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA