Com participação de instituições civis e militares, Lucas do Rio Verde celebra 7 de setembro

Durou pouco mais de duas horas e vinte minutos o desfile cívico militar de 7 de setembro em Lucas do Rio Verde. O desfile, que teve temática os 30 anos do município, aconteceu na rotatória da Prefeitura Municipal, onde foi montado um enorme palco para atender autoridades civis e militares. De acordo com a assessoria da Prefeitura, cerca de 7 mil pessoas participaram das comemorações do Dia da Independência.

As apresentações foram abertas pela Banda Municipal que executou os Hinos Nacional Brasileiro e de Lucas do Rio Verde. Em seguida, as forças de segurança deram sequencia aos desfiles. Primeiro a Polícia Militar, seguido de um pelotão do 9º BEC (Batalhão de Engenharia Civil), Escola Militar Tiradentes, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros.

Em seguida as escolas municipais foram à avenida, apresentando um pouco dos projetos desenvolvidos ao longo de suas presenças na comunidade luverdense, com estímulo dos alunos ao conhecimento, prática esportiva, de confraternização e construção da cidadania. Algumas escolas adotaram fantasias para os alunos e profissionais, dando um colorido na avenida.

A organização do desfile falhou na coordenação entre as instituições durante o desfile, ficando espaços vagos na avenida enquanto o mestre de cerimônia apresentava o histórico das entidades. Algumas instituições acabaram desfilando em passo acelerado, provocando ‘esses vazios’.

A boa avaliação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) também foi lembrado por instituições, como a Escola São Cristóvão, localizada na zona rural, que obteve boa colocação no levantamento feito pelo Governo Federal.

A Escola de Educação Especial Renascer, mantida pela APAE, encantou o público com uma apresentação bastante interessante, mostrando na prática a inclusão social dos alunos atendidos na instituição.

As instituições de ensino superior também participaram do desfile. Unemat, UAB, IFMT e Secitec apresentaram cartazes com os cursos oferecidos no município, assim como instituições privadas que oferecem capacitação e qualificação profissional aos luverdenses.

O desfile ainda contou com instituições religiosas presentes no município desde a sua criação e que mantêm suas atividades ao longo dos 30 anos de Lucas do Rio Verde.

A última etapa do desfile apresentou o CTG Sentinela da Tradição com alguns de seus representantes indo à avenida a cavalo, Rotary Club, Casa da Amizade, Lions Clube, Previlucas, Clube de Bicicross, SAAE, Clube de Guardiões do Rio Verde, Projeto Nós Podemos Nadar, Escoteiros Calango, Clube dos Desbravadores, Associação Construtores do Futuro, entre outras instituições que terminaram o desfile debaixo de sol  forte.

“São mais de 50 entidades participando, muito bonito, isso nos gratifica ver essa organização, muita gente aqui”, destacou o prefeito Luiz Binotti, que voltou a falar na necessidade de resgatar o patriotismo na comunidade, principalmente nas escolas municipais. “Acredito que devemos ter esperança nas crianças, ensinando os Hinos do Brasil, da Independência, do município”, concluiu.

 

 

FONTE: EXPRESSOMT

Comentar esta matéria

Por favor, faça seu comentário
Seu nome

*

code