Search
Close this search box.

CIDADES

Sorriso: Família de gari, que morreu atropelado pelo caminhão em que trabalhava, será indenizada

Publicado em

Ao julgar a reclamatória trabalhista n. 0001044-59.2018.5.23.0066, o magistrado Diego Cemin, da Vara do Trabalho de Sorriso/MT, condenou o município e a cooperativa de trabalho responsável pela coleta de lixo da cidade ao pagamento de indenização em favor da família de um gari haitiano, que foi atropelado pelo caminhão em que trabalhava e, em decorrência do acidente, faleceu.

 

 

                                                           

 

 

Responsabilidade solidária

 

 

De acordo com relatos das testemunhas e os demais elementos probatórios juntados nos autos, as condições do veículo e o modo que o trabalho era exercido contribuíram para a ocorrência do acidente.

Anúncio

 

 

Com efeito, restou demonstrado que o caminhão possuía falhas no estribo, que estava danificado em razão do vazamento de uma mangueira.

 

 

Ademais, segundo narrativa do motorista do caminhão, a forma de realização da coleta foi alterada após o falecimento do gari haitiano, passando a evitar manobras e se atentando à sinalização.

Leia Também:  Duas carretas tombam em rodovia federal de MT

 

 

Ao analisar o caso, o juízo de origem sustentou que o município e a cooperativa devem ser responsabilizados solidariamente pelo acidente.

 

Anúncio

 

Segundo alegações do magistrado, o fato de não haver vínculo empregatício entre o gari e a cooperativa não isenta a entidade dos ônus da atividade, principalmente porque restou demonstrada a negligência na fiscalização das regras de segurança no trabalho.

 

 

Por outro lado, Diego Cemin arguiu que compete ao Poder Público garantir um ambiente de trabalho seguro para todos os empregados e, ao delegar à cooperativa um serviço em seu benefício, o Município assumiu o risco de forma conjunta.

 

 

Outrossim, o juiz ressaltou o acidente foi provocado por um caminhão coletor, de propriedade do Município e dirigido por seu motorista.

 

 

Anúncio

Indenização

 

 

Diante disso, o magistrado condenou o Município de Sorriso/MT e a cooperativa ao pagamento de pensão mensal para o sustento da esposa e dos cinco filhos do casal, no valor de 2/3 da remuneração do gari, considerando que 1/3 do salário era destinado para seu próprio sustento.

 

 

A pensão deve ser paga desde o falecimento do trabalhador, em maio de 2018, até a data em que ele completaria 76 anos de idade se estivesse vivo, e a cada filho, até que eles completem 21 anos de idade.

Leia Também:  Caminhão carregado com algodão pega fogo no Distrito Industrial

 

 

Além disso, a cooperativa e o Município também deverão indenizar à família o montante de R$ 300mil, pelos danos morais experimentados.

Anúncio

 

 

O ACIDENTE

 

 

Jacques Germinal, de 43 anos, estava na parte traseira do caminhão que faz a coleta do lixo doméstico recolhendo os materiais no cruzamento das Ruas Adolfo Caminha e Euclides da Cunha. O acidente ocorreu no Bairro Pinheiros 3.

 

 

Em um determinado momento, quando o caminhão estava andando em marcha ré, o gari se desequilibrou, escorregou do caminhão e o veículo o atropelou.

 

Anúncio

 

Jacques teve fratura nas duas pernas, em um dos braços e ainda teve fratura exposta na bacia. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e levado ao Hospital Regional.

 

 

O gari passou a noite no box de emergência, no Pronto Atendimento, e na manhã desta quarta-feira (23) vai passar por uma cirurgia e aguarda por uma vaga para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Fonte: JK NOTÍCIAS

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

Quarta campanha de doação de sangue do ano será neste sábado (27)

Publicados

sobre

quarta-campanha-de-doacao-de-sangue-do-ano-sera-neste-sabado-(27)
 (Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires)

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  QUE VIAGEM EM: Macaco viaja cerca de 200km em motor de caminhão e é resgatado por mecânicos em oficina
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA