Search
Close this search box.

CIDADES

Cadeias de MT podem ter alas para transexuais e travestis

Publicado em

A decisão do ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que detentas trans e travestis tenham o direito de cumprir pena em presídios femininos ou masculinos conforme escolha, mas em área reservada, abre a possibilidade da instalação de ala específica à população LGBT também nas unidades femininas de Mato Grosso.

 

“A gente não tem dentro do Estado nenhuma ala específica para LGBT nas unidades femininas. Só nas masculinas”, lembrou Sandro Augusto Lohmann presidente da Associação Mais Liberdade, que é uma associação de familiares e egressos do sistema penitenciário estadual.

 

O juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execuções Penais de Cuiabá, defendeu o pioneirismo de Mato Grosso na implementação de um dos primeiros espaços de convivência específicos para o acolhimento de transsexuais e travestis na ala Arco-íris, do Centro de Ressocialização da Capital (CRC), o antigo Presídio Carumbé, ainda no ano de 2012.

 

Dentro da Instrução Normativa 001/2017 e da lei de execução penal foi estabelecido parâmetros de acolhimento e atendimento dos indivíduos LGBT, de forma a garantir a integridade física e a integridade moral deles. O que esperam que abranja as penitenciárias femininas a partir da recente decisão do STF.

Leia Também:  Sugestões de emendas ao Orçamento podem ser apresentadas até o dia 20

 

Antes da instalação das alas, que em todo o estado já tem quatro, eles cumpriam pena em áreas abertas do sistemas prisionais masculinos sendo vulnerável a todo tipo de violência, como torturas e até agressões mais graves e desrespeito a direitos como se vestir de acordo com a vontade e ter os cabelos compridos.

Anúncio

 

Segundo Geraldo Fidelis, “a grande questão no sistema judiciário é a necessidade de eles terem um lugar adequado para que permaneçam e sejam respeitados, tanto fisicamente como psicologicamente e, assim, não servirem de alvos de machismo, de violência e forças físicas contra eles”.

 

Com o regramento normativo, nessas alas, essa população teve as necessidades atendidas, conforme conta o presidente. “De forma ampla as alas atendem sim as necessidades da população LGBT”. Um dos principais direitos respeitados é a retratação do nome social com a inclusão dele na identidade, feito pela própria Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica).

 

A convivência é tranquila e todos são respeitados, inclusive com o uso do nome social. Eles também têm o direito de escolher quais os cursos preferem fazer, que ao invés de marcenaria, serralheira e outros braçais, aprendem atividades como cabeleireiro, maquiador, manicure e pedicure, artesanato, culinária e até marketing pessoal.

Leia Também:  Anvisa proíbe venda de 2 lotes de chocolates Garoto que podem conter vidro

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

Prefeitura e parceiros lançam Campanha do Agasalho 2024

Publicados

sobre

prefeitura-e-parceiros-lancam-campanha-do-agasalho-2024

 (Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, parceiros e instituições lançaram, nesta sexta-feira (14), a Campanha do Agasalho 2024 “Aqueça um coração”. O objetivo é coletar o maior número possível de mantas, cobertores, agasalhos, roupas e afins, para suprir as necessidades de famílias e pessoas carentes cadastradas nos serviços do Centro de Referência de Assistência Social.

Demais empresas e instituições que quiserem ser um ponto de coleta podem manifestar o interesse na secretaria pelos telefones (65) 3549-8333 ou (65) 3549-8380.

“Para participar da campanha, entre em contato com a Secretaria de Assistência Social e Habitação para adquirir uma caixa, que estamos disponibilizando para a coleta das roupas. Igual ao ano passado, lançamos a campanha antes do inverno para quando realmente o frio bater em nossa porta, a gente possa estar mais preparada para ajudar as pessoas que mais precisam”, explica a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Os vários pontos de coleta são uma estratégia para facilitar o acesso das doações a quem tiver condições de disponibilizar peças de proteção ao frio.

Leia Também:  Corpo carbonizado é achado em casa de MT

Confira os pontos de coleta:

Prefeitura de Lucas do Rio Verde – Av. América do Sul, 2500 S – bairro Parque dos Buritis
Cras Território I – Av. Bahia, 908-1004 – bairro Jardim das Palmeiras
Cras Território II – Rua João Goulart, nº 3.470-S, Quadra 33, Lote 26, Setor 42, bairro Jaime Seiti Fujii
Acilve – Av. São Paulo, 199 – Cidade Nova
CDL – Av. Pará, 434s – Alvorada
Câmara de Vereadores – Av. Pará, 359 – Cidade Nova
OAB Lucas do Rio Verde – R. Corbelia, 1835 – Jardim das Palmeiras
Senai – Rua Umuarama, 675 S, quadra 88, lote 01C
Corpo de Bombeiros – MT 449, 2 – Tessele Junior
Guarda Municipal – R. Sarandi, nº2201E – Rio Verde
Seciteci – Avenida Santa Catarina, nº 61 e – Cidade Nova
BDR – Av. Rio Grande do Sul, 1338 – Menino Deus
Sicredi – Av. Brasil, 199S
Sicoob – Av. Brasil, 459S
Unilasalle – Av. Universitária, 1000 W – Parque das Emas
Loja Oba Oba Center – Av. Mato Grosso, 1597 – Cidade Nova
Loja Globo Magazine – Av. Mato Grosso, 1397 – Cidade Nova
Posto Ciriema – Rodovia BR-163 Km 173 s/n Industrial
Núcleo de Atendimento à Criança, Adolescente, Idoso e Mulher – Av. Pará, 219-e – Cidade Nova

Leia Também:  Idoso do Acre que morreu em acidente em MT ia visitar filho

Grupo FGC (Distribuidora de Combustíveis e Transportes) – Av. Universitária, 315- W – Parque das Emas.

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA