Search
Close this search box.

AGRONEGÓCIO

Fazendeiro registra prejuízo provocado por ventania; veja vídeo

Publicado em

O proprietário da Fazenda Ouro Verde, localizada em Campos Novo do Parecis (402 km de Cuiabá), teve prejuízos após um vendaval atingir a propriedade. Os estragos provocados pelo vento, que atingiu a fazenda na tarde de terça-feira (20), foram registrados por um vídeo que tem sido compartilhado nas redes sociais.

Nas imagens, o homem que narra a situação de destruição, mostra as colunas e vigas feitas de concreto e ferro, torcidas e caídas sobre às maquinas usadas para a colheita agrícola. Além do telhado metálico completamente torcido pelo vento.

“O barracão está em cima das carretas. Só os pedaços (de carreta e do telhado). O mais triste está aqui”, diz o homem mostrando as máquinas novas que foram danificadas. “As colheitadeiras de soja, às máquinas revisadas, prontas para a colheita”.

A gravação com mais de três minutos mostra várias máquinas danificada, além da cobertura do galpão ter ficado imprestável.

Ele conta que para se proteger entrou debaixo de uma das máquinas. “Estava eu e o rapaz aqui dentro do galpão, ele entrou em uma cabine e eu corri para debaixo da colheitadeira”.

Leia Também:  Exportações do agronegócio alcançaram o recorde de US$ 82,80 bilhões no primeiro semestre de 2023

Não há registros de feridos na propriedade em decorrência da ventania. O prejuízo material foi grande, apesar de ainda não ter sido contabilizado.

Na manhã de terça-feira (20), a Defesa Civil de Mato Grosso emitiu um alerta de chuvas intensas em algumas cidades de Mato Grosso, que poderiam acontecer no decorrer do dia.

O alerta foi feito através do serviço de envio de SMS gratuito. O aviso alertava sobre a possibilidade das chuvas fortes serem acompanhadas de ventos que poderiam atingir a velocidade de 100 km por hora.

Para esta quarta-feira (21), o site Clima Tempo indica que a temperatura máxima em Campo Novo do Parecis pode atingir o número de 33º e a mínima de 21º. Ainda existe a possibilidade de 80% de chuva.

Anúncio

Assista ao vídeo:

 

VEJA IMAGENS: 

Fonte: HIPERNOTICIAS

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

AGRONEGÓCIO

AGU recorre ao STF para derrubar desoneração de 17 setores da economia

Publicados

sobre

Por

agu-recorre-ao-stf-para-derrubar-desoneracao-de-17-setores-da-economia

Expofrísia
Pavilhão de Exposições Frísia, Parque Histórico de Carambeí/PR. | Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Nem só de boi e plantas vive o homem do campo, e ele já entendeu isso. Nas feiras agropecuárias realizadas durante o ano pelo Brasil, é visível que o assunto tecnologia tem ‘cadeira cativa’ na programação, como uma importante ferramenta para a viabilização e sucesso do negócio rural. Não é diferente na ExpoFrísia 2024, feira que acontece em Carambeí/PR, município da Região dos Campos Gerais (a duas horas da capital Curitiba). Desde a última edição, o tradicional evento leiteiro de uma das mais produtivas bacias do Brasil, deu as mãos à Digital Agro, um evento de tecnologia aplicada ao setor, que acontece simultaneamente no mesmo local.

Grande parte da programação da feira, de 25 a 27 de abril, está dedicada para a agrotecnologia, o que é compreensível, já que ela impacta positivamente e de maneira visível e crescente nos resultados do setor. Nos últimos anos e muito rapidamente sua atuação ultrapassou ambientes pontuais da fazenda como manejo de lavoura, sementes e animais, atingindo a gestão do negócio, negociação e comercialização do produto.

O coordenador de eventos e cooperativismo da Frísia, Luciano Tonon, destaca a importância da sinergia entre os eventos: “tanto o agricultor quanto o pecuarista, de certa forma, têm desafios compartilhados. Assim a ExpoFrísia, com a arena Digital Agro, amplia o número de empresas expositoras em benefício da produtividade e desenvolvimento sustentável da cadeia do agro, em um mesmo ambiente”.

Leia Também:  VEJA O VIDEO: Ladrões burros; Presos tentam fugir algemados e batem em árvore

Amargando uma crise ocasionada pelo crescimento na importação de lácteos, os desafios não tem faltado para a cadeia leiteira. Para este setor, a Exposição traz uma trilha personalizada, cujo objetivo é implantar técnicas na propriedade tais como manejo hídrico, treinamento de pessoas, utilização de dejetos e análise do uso de energia na pecuária.

Projeções da AgGateway (embrapa.br) indicam que até 2028 o mercado global de agricultura digital atingirá US$ 22,1 bilhões em termos de receita, numa agenda que é também social e ambiental. O documento Visão de Futuro da Embrapa, que identifica as oito megatendências da agropecuária brasileira, traz o agrodigital e a sua transversalidade com todas as outras, em especial: integração de conhecimento e de tecnologia, sustentabilidade e adaptação à mudança do clima, vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS).

A arena Digital Agro vai mostrar na prática novidades sobre internet das coisas, inteligência artificial, uso de drones, ESG e alimentos do futuro, entre outros. Também haverá um hub de inovação (ambiente para o desenvolvimento de soluções) com parcerias estratégicas, além do projeto de Smart Farming, modelo de agricultura inteligente, da Fundação ABC.

Leia Também:  FRANGO/CEPEA: Menor demanda pressiona cotações da carne de frango

Gestão hídrica, conforto térmico para os animais – outro ponto que afetou o desempenho da cadeia leiteira, genoma bovino e principais usos de forrageiras são temas em destaque na feira. A programação geral inclui também exposição de gado leiteiro e soluções para o agronegócio que atendam a dinâmica do campo com sustentabilidade.

E se o interesse é sustentabilidade, na Exposição você vai encontrar uso de dejetos como fertilizante orgânico no solo, aplicação de energias renováveis, políticas públicas do carbono, rastreabilidade da cadeia de produção, entre outros. A feira é realizada pela Cooperativa Frísia com apoio técnico da Fundação ABC.

Serviço

17ª ExpoFrísia e 7º Digital Agro
Data: 25 a 27 de abril
Horário: Quinta: 9h às 21h / Sexta: 9h às 21h / Sábado: 10h às 18h
Local: Pavilhão de Exposições Frísia, anexo ao Parque Histórico de Carambeí. Avenida dos Pioneiros, 4.050 – Carambeí (PR)

Anúncio

Entrada gratuita
Inscrição em: expofrisia.com.br

O post Agrotecnologia, faça chuva ou sol apareceu primeiro em Canal Rural.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA